Olá! Bem-vindo por aqui 🙂

O que fazemos

O Instituto Bússola Jovem é um projeto social cujo objetivo é transformar
a vida de jovens de baixa renda através de 3 pilares

EDUCAÇÃO

Profissionais com expertise nas temáticas propostas durante a trilha de aprendizagem, auxiliam no desenvolvimento integral dos jovens, por meio das soft skills necessárias para o alcance dos sonhos, crescimento pessoal e profissional.

EMPREGABILIDADE

Um time de voluntários busca oportunidades de trabalho para os jovens que envolvem programas de menor aprendiz, como direcionadas às suas áreas de interesse.

CARREIRA

Profissionais com formação em Coaching oferecem 9 atendimentos quinzenais construindo um caminho real para o sonho profissional do jovem.

Hoje atuamos com 22 jovens por turma capacitados
por 4 meses (130h)
 todos os sábados das 8h às 17h30.
A turma no 1º semestre ocorre de fevereiro
a junho e no 2º semestre de agosto a dezembro.

Awesome Image
Como as etapas acontecem?

A Grade de capacitação é formada por 4 ciclos:

Os jovens interessados em participar se inscrevem e são agendadas entrevistas com os jovens e responsáveis para identificar, histórico de vida pessoal, profissional, financeiro, estrutura familiar e interesse genuíno do jovem em participar.

Os aprovados participam inicialmente da Capacitação.

Autoconhecimento

Histórias inspiradoras de jovens que passaram pelo projeto e expressão da arte para que se “soltem”, Jogo das descobertas para promover um olhar para dentro que servirá  para o crescimento.

Preparação para o Mercado

Dicas de processo seletivo, inglês, comunicação verbal, não verbal e não violenta, orientação para o ENEM, SISU, redação, estratégia, liderança, inclusão, e mais

Empreendedorismo Social

Através da metodologia de Design Thinking, os jovens são estimulados a olhar para a comunidade, identificar uma demanda/problema e criar uma solução viável para a situação.

Novo módulo 🙂

O Módulo II tem um modelo profissionalizante onde os jovens podem escolher 7 trilhas de aprendizagem (bolsas de estudos ofertadas pela Faculdade Impacta) em cursos com 40h de carga horária

Imagem19

 

Mesmo depois do jovem concluir a capacitação de 4 meses, o Instituto Bússola Jovem mantém o atendimento e encaminhamento a processos seletivos, ofertas de bolsas de estudos, atendimento psicológico e visitas guiadas a empresas, universidades e exposições culturais.

 

A metodologia utilizada na grade de capacitação é bastante dinâmica, com jogos ou conteúdo que facilite a participação do jovem, fazendo com que reflita com o conteúdo, opine e seja protagonista.

 

Em 6 anos atendemos 200 jovens e ainda mantemos contato com 100 jovens que atendemos da forma citada no parágrafo anterior.

Todo final de ano arrecadamos recursos com a finalidade de entregar Cestas Básicas e de Natal a família dos nossos jovens.

desafios e realizações
Awesome Image
NOSSOS NÚMEROS
  • 200 jovens atendidos
  • 100 ainda conectados
  • 50 mercado de trabalho
  • 20 Bolsas de estudos
  • 15 Atendimentos psicológicos
  • 15 toneladas de alimentos doados
  • 10 Visitas guiadas em empresas, Universidades e Exposições Culturais
Awesome Image
acolhimento é a palavra

A importância do projeto

Notamos que o benefício do programa vai além da obtenção do conhecimento formal, pois, gera um desenvolvimento pessoal, maturidade, amplia a autoestima, quebra crenças limitantes, construindo um caminho de autonomia e autoconfiança para o jovem que vai contribuir para sua vida de forma atemporal.

Especialistas

Temos parcerias com psicólogos e assistentes sociais que, se necessário, atendem os jovens de suas famílias.

Visitas Guiadas

Em 2019 ofertamos 2 bolsas de estudos em auxiliar de enfermagem para 2 jovens do IBJ

Formatura

Ao término da capacitação organizamos uma formatura para os jovens onde eles apresentam o projeto social que criaram.