Olá! Bem-vindo por aqui 🙂

Jovens

Ter de 15 a 18 anos

Ensino Médio cursando ou completo

Residentes do Capão Redondo

Juntos não apenas somamos, mas multiplicamos a capacidade de sucesso desse projeto.

Temos um modelo profissionalizante onde os jovens podem escolher 7 trilhas de aprendizagem (bolsas de estudos ofertadas pela Faculdade Impacta) nos seguintes cursos com 40 horas de carga horária:

 

• Arquitetura de Rede
• Ciência de dados
• Desenvolvedor de celular
• Programador de Web<
• Programador de Jogos
• Engenheiro de Segurança Cibernética
• Design Gráfico

Os jovens interessados em participar se inscrevem e agendadas entrevistas com os jovens e responsáveis para identificar, histórico de vida pessoal, profissional, financeiro, estrutura familiar e interesse genuíno do jovem em participar.

 

Os aprovados participam inicialmente da capacitação.

Voluntários

Elaine Leick

A cada encontro, eu tive a oportunidade de conhecer um pouquinho de cada jovem.
E Eles são SENSACIONAIS pela persistência, compromisso, espontaneidade, curiosidade,
criatividade e muitas outras características. Amei estar com eles, aprender e perceber o grande
potencial que existe em cada um. Eu só posso agradecê-los pelos momentos compartilhados e por permitirem que eu também pudesse ser aprendiz. Galera fera, arrasem no que se propuserem fazer.
Torcendo por todos!

Aqui todos são bem-vindos.
São diversas as formas de colaborar!

 

Faça parte deste projeto que transforma a vida dos jovens, seus familiares, comunidade e dos próprios voluntários.

• Monitor:  É responsável por garantir que as aulas ocorram de forma harmônica. Apoia o professor na logística da sala e nas dinâmicas ministrada pelos facilitadores, coffee break e almoço dos jovens.

• Professor: Quer compartilhar conhecimento para os jovens?​

Aqui no IBJ você tem a oportunidade de compartilhar sua experiência com diversos temas que fará os jovens estar melhor e mais preparado para o mercado de trabalho!

• Captador de Recursos Financeiros: Aqui você vai nos apoiar na busca de oportunidades de parcerias que nos ajudem a manter a sustentabilidade do Instituto Bussola Jovem

• JobHunter: Aqui você vai nos apoiar na busca de oportunidades de trabalho para os nossos jovens beneficiados e também aos familiares quando necessário.

• Eventos: Nossos eventos, são para arrecadar recursos financeiros para a sustentabilidade do projeto.​ Assim como também promover ações para aproximar as famílias dos jovens junto ao nosso Instituto.

• Caçador de Incentivo Educacional: Aqui você vai nos apoiar na busca de oportunidades de parcerias com Instituições de Ensino (profissionalizante, técnico ou superior) para os jovens e familiares atendido pelo Instituto.

Orientação de Carreira: Você, profissional Orientador de Carreira, poderá ter a oportunidade de guiar e direcionar os jovens o melhor caminho em seu sonho de Carreira!
*é necessário possuir formação em Coaching ou Orientação Vocacional.

Empresa

A responsabilidade social corporativa é uma importante iniciativa que pode ajudar sua empresa a fazer a diferença na vida desses jovens. Isso não só fortalecerá sua marca, mas também gerará valor para ela. Seja um voluntário também!

Indique uma vaga A 3ª etapa do projeto é a inclusão dos jovens no mercado de trabalho em Programas de Menor Aprendiz, Temporários e/ou Efetivos. Caso você tenha alguma oportunidade em sua empresa nos indique no formulário abaixo para informarmos aos jovens.

Indique bolsas de estudos

No Instituto Bússola Jovem os jovens são capacitados em temas diversos que correspondem à 96 horas de treinamento, porém, não prevê capacitação técnica.
Caso você conheça, ou seja, de alguma instituição de ensino que possa colaborar com bolsas de estudo integrais ou parciais nos informe através do formulário abaixo que entraremos em contato para oficializar a parceria.

 

SUA EMPRESA TAMBÉM PODE FAZER!

• Apoiar programas e projetos inscritos nas leis de incentivo fiscal;

• Fazer aporte direto de recursos nos nossos programas e projetos;

• Incentivar o voluntariado entre seus colaboradores, para atuarem como mentores de jovens nos nossos programas;

• Incentivar doações de seus colaboradores para as nossas ações (desconto em folha, doação de IR, nota fiscal paulista, etc.);

• Contratar jovens capacitados pelo Instituto Bússola para atender à Lei de Aprendizagem, ou para vagas iniciantes;

• Desenvolver um programa ou projeto próprio, com o nosso apoio, para atender demandas e necessidades da sua empresa;

• Promover a doação de itens e produtos produzidos ou utilizados pela companhia, como computadores, alimentos, entre outros

Ao promover a geração de renda e empregabilidade, autonomia financeira e preparação para o mercado de trabalho, com conteúdo educacional de qualidade, consciência ambiental e utilização de materiais recicláveis, bem como, conceitos de respeito à diversidade, cultura da paz, cidadania, ética, direitos humanos, autoconhecimento conectado ao propósito, atendemos ao menos 6 ODSs:

ODS 1 – Erradicação da Pobreza

ODS 4 – Educação de qualidade

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

ODS 10 – Redução de desigualdades

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis – Trabalhamos a consciência ambiental dos jovens e utilização de materiais recicláveis.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima  – Trabalhamos a consciência ambiental dos jovens e utilização de materiais recicláveis.